quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

AS CIDADES ANDAVAM DE FUSCA

AS CIDADES ANDAVAM DE FUSCA

AS CIDADES ANDAVAM DE FUSCA


Tenho quase 100% de certeza que é repeteco, mas vale mesmo assim. Afinal, reinauguraram o Mineirão por esses dias, não? Sem água nos banheiros, sem lanchonetes, sem papel higiênico… E, o que é pior, sem o tropeiro, tradição secular de BH. Não dá para acreditar que acabaram com o tropeiro. Que mandem os responsáveis às masmorras!
Bem, a foto aí embaixo é da inauguração do estádio em 1965, cujo primeiro gol foi marcado pelo meu amigo Silvio Lancellotti. Digamos que o estacionamento está, certamente, mais colorido do que hoje em dia. E tem até uma Jangada, pelamor… O Marcos Alvarenga enviou a foto.
Foto Paulo Albuquerque
Foto Paulo Albuquerque
POSTADO NO BLOG DO FLÁVIO GOMES

terça-feira, 9 de outubro de 2012

FUSQUINHA DO PAPAI - CLIPE


FUSCA CONVERSÍVEL - 2012


Beetle Convertible: Volkswagen lança Fusca conversível na Europa

O Beetle Convertible começará a ser comercializado em 2013 na Europa com preços a partir de 21.350 Euros (R$ 56.255). Modelo será apresentado no Salão de Los Angeles 2012

 
Depois de anunciar a volta do Fusca no Brasil, a Volkswagen prepara agora o lançamento do Fusca conversível para o mercado europeu. Com sete opções de motorização, o Beetle Convertible começará a ser comercializado em 2013 com preços a partir de 21.350 Euros (R$ 56.255).
 

A capota do Beetle Convertible leva menos de dez segundos para fechar ou abrir e pode ser acionada em uma velocidade de até 30 mph (48.28 km/h). A Volks garante que a capota flexível, quando acionada, não atrapalha a visão traseira em nada. O carro acomoda confortavelmente quatro pessoas e tem porta-malas com capacidade de 225 litros.
 

MotorizaçãoA versão de entrada do Beetle Convertible tem motor 1.2 litro TSI, a gasolina, com 104 cv de potência e também estará disponível na versão Bluemotion. Os demais motores a gasolina são: 1.4 litro TSI e 2 litros, que produzem 160 cv e 200 cv, respectivamente. Os outros motores são a diesel: 1.6 litro com 104 cv (que também terá Bluemotion) e 2.0 litros com 140 cv.


Esta é a terceira versão conversível do Beetle, a primeira foi lançada em 1949 e a segunda, em 2002. A apresentação do novo Beetle Convertible será feita no Salão de Los Angeles, que vai de 30 de novembro a 9 de dezembro de 2012.


Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

LULA E O FUSCA

PUBLICADO NO BLOG DO FLÁVIO GOMES (http://flaviogomes.warmup.com.br/)


O Antonio Apuzzo, da Automodelli, mandou a foto, que está neste ótimo blog. Fusca é Fusca. Serve para um monte de coisa, inclusive como palanque. A foto deve ser de 1979 ou 1980. Seria legal saber por onde anda esse besourinho…

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

POLICIA FEMININA

SÃO PAULO (mãos na cabeça) – Olha só a foto que o Harerton Prateado encontrou noFacebook. O pessoal do Rio lembra disso? Aliás, estou chutando que é no Rio, pelo título da página no Facebook. Mas o mapinha de São Paulo na lateral indica que é daqui, mesmo. Em todo caso… Polícia Feminina, e de Kombi? O que fazia a Polícia Feminina? Prendia mulheres?

POSTADO NO BLOG DO FLÁVIO GOMES (http://flaviogomes.warmup.com.br/)

AS CIDADES ANDAVAM DE FUSCA

NOVO FUSCA


SÃO PAULO (pode ser que sim, pode ser que não) – Os marqueteiros da Volkswagen do Brasil apostaram numa jogada arriscada. Ontem foi apresentado aqui em São Paulo, com Neymar e tudo, a nova geração do New Beetle, que lá fora vai se chamar apenas Beetle — e não New New Beetle, porque aí, também, haja “novo” para batizar todas as gerações vindouras; legal escrever “vindouras”. Também já vi por aí que seria chamado de New Beetle 2, ou Beetle New Generation, mas acho que ficou apenas no Beetle, mesmo.
Pois não é que no Brasil o automóvel foi, oficialmente, batizado de Fusca? Está aí, na traseira do carro, abaixo do logo da VW: Fusca. Com todas as letras. Algo que, aliás, o New Beetle nunca teve, um emblema com seu nome estampado na lataria. E o próprio Fusca de verdade, aqui no Brasil, só foi receber nas suas últimas versões, quando a VW assumiu o nome que as ruas lhe deram. Até então, era VW Sedan e, quando muito, tinha na tampa do motor a cilindrada. O meu 1976, por exemplo, é 1300L. O 1966 não tem nada escrito em lugar algum.
Acho arriscado o que fizeram os marqueteiros volkswaguianos porque, evidentemente, esse Fusca aí em cima será um carro caro, bem distante do conceito original de “carro do povo”. Sendo assim, como chamá-lo de Fusca, com toda a carga histórica que o nome carrega?
A VW pegou carona na fama do que ela mesma criou, o que é absolutamente legítimo, e lançou a releitura do Fusca em 1998, batizado como New Beetle. Uma simpatia. Gosto mais do que esse modelo 2012, mas é apenas questão de gosto. Um dia terei um. O New Beetle já não era um automóvel baratinho. O novo será menos ainda, pelo que andei lendo. Mas a segunda geração perdeu o nome em inglês, coisa que gente de grana gosta, e recuperou aquele que quase todo mundo associa, imediatamente, a carro velho e de pobre.
Por isso digo que é meio temerário chamar esse carro de Fusca. Por causa de seus potenciais compradores. Serão jovens endinheirados, certamente. Aí, a mina pergunta pro bacana: “Que carro você tem, bacana?”. E ele vai responder que tem um Fusca? Se dissesse “tenho um New Beetle, mina”, ela certamente entenderia e até gostaria. Mas Fusca? O que a mina vai achar? Que o cara é um pobretão. Ou um excêntrico que anda de carro antigo. E posso vos garantir que excêntricos que gostam de carro antigo não encantam todas as minas. Só algumas. A chance de a mina da nossa historinha procurar outro bacana à simples menção do nome Fusca é bastante razoável.
Aí, então, será necessária uma explicação por parte do bacana. “Não, mina, não é o que tu tá pensando. É o novo New Beetle, sacou?” A mina vai ficar confusa. Tudo que gera confusão, quando se trata de marketing, é ruim. Pelo menos é o que dizem os publicitários.
Podem apostar. Nenhum bacana que vai comprar esse carro, quando perguntado pelas minas ou pelos amigos, dirá que tem um Fusca. Dirá que tem um novo New Beetle. Ou “um New Beetle desses novos”. Ou “um New Beetle da segunda geração, sabe qual é?”. E espero que ninguém, quando eu falar dos meus Fuscas, tenha a petulância de perguntar se é “um daqueles Fuscas antigos, um New Beetle ou esse novo New Beetle”. Mandarei à merda.
E a adoção do nome Fusca suscita mais algumas dúvidas. O que vai sair no documento? Fusca, mesmo? Uau. E a Polícia Rodoviária, quando for avisar o guarda do posto seguinte sobre o carro que passou em excesso de velocidade? “Sargento Louzada, acabou de passar um carro aqui acima do limite. Anote aí os dados e apreenda o veículo quando ele passar por aí: Fusca branco, placa tal.” Aí o sargento Louzada vai ficar esperando por um Fusquinha, coitado, que nunca passará.
Sei lá, acho que não vai dar muito certo. Em todo caso, fico feliz com o uso de Fusca pela VW para esse novo carro. Homenagem maior não há.
Quanto ao design, acho que os estudos do Eduardo Oliveira, irmão do Décio, chegaram a modelos bem mais bonitos e ligados ao conceito original do Fusca. Para quem ainda não viu, os desenhos estão aqui. São de 2010. Eu, se fosse a Volkswagen (ou qualquer outra montadora), já tinha contratado.

PUBLICADO NO BLOG DO FLÁVIO GOMES (http://flaviogomes.warmup.com.br/)